Nasce um projeto
1 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O projeto de pesquisa Famílias Ribeirinhas: Memórias de Trabalho e de Vida face ao Projeto Belo Monte, aprovado em reunião ordinária da Congregação do Instituto de Letras/UFPA, em 10/12/2012, Portaria n. 004/2012-ILC, cadastro na PROPESP, código PPQ-ILC- 009/2012, nasce da junção de dois projetos encerrados em 2011: do projeto de pesquisa “Memória de rios e de lagos marajoaras nas vozes da História: Câmara Municipal de Soure (1950 – 1960)”, coordenado pela Profa. Dra. Elizabete de Lemos Vidal, do Instituto de Letras e Comunicação/ILC, desenvolvido em 2010 e 2011 e do projeto de extensão “Famílias ribeirinhas da volta grande do Xingu: memórias de trabalho e de vida face ao projeto hidroelétrico Belo Monte”, coordenado pela Profa. Dra. Maria Ivonete Coutinho da Silva, da FACULDADE DE LETRAS/UFPA - Campus de Altamira, em 2010. A ideia de juntar os dois projetos significou, não apenas somar experiências, mas, principalmente, dar continuidade ao processo de identificação, investigação e análise das práticas sócio-econômicas e ambientais das famílias ribeirinhas, localizadas no entorno da Volta Grande do Rio Xingu, já identificadas no mencionado projeto de extensão, no espaço geográfico de 05 comunidades (Arroz Cru I, Arroz Cru II, Paratizão, Santa Luzia e Itaboca), além de estender esta investigação para outras famílias que moram ou trabalham em áreas ribeirinhas, próximas aos afluentes do rio Xingu, afetadas pelo barramento deste rio com a construção da primeira barragem do Complexo Hidrelétrico do Xingu construída na Volta Grande do Xingu, em Altamira, município do Pará, região Norte do Brasil. Nesse sentido, o projeto de pesquisa Famílias Ribeirinhas: Memórias de Trabalho e de Vida frente à construção de Belo Monte vem desenvolvendo atividades com vistas à construção de um registro das transformações sociais, culturais e econômicas que, inevitavelmente, atingem diretamente as 05 comunidades. Para tanto, o projeto conta com a participação de professores pesquisadores da Universidade Federal do Pará, Professor Dr. José Antonio Herrera, da Faculdade de Geografia, FACGEO - Campus Universitário de Altamira; Profa. Dra. Maria Ivonete Coutinho da Silva, FACULDADE DE LETRAS/UFPA - Campus de Altamira.
2. OBJETIVOS:
identificar, acompanhar, registrar, discutir e divulgar os impactos provocados pela construção da barragem do Complexo Hidrelétrico do Xingu, no município de Altamira, região da Transamazônica-Xingu, no Pará, sobre a história de trabalho e de vida das comunidades instaladas na Volta Grande do Xingu, onde está sendo construída a UHE-Belo Monte, Usina Hidrelétrica de Belo Monte, pelo CCBM- Consórcio Construtor Belo Monte.
COORDENAÇÃO DO PROJETO:
ELIZABETE DE LEMOS VIDAL (vidal@ufpa.br) –
FACULDADE DE LETRAS/CAMPUS DO GUAMÁ
MARIA IVONETE COUTINHO DA SILVA (ivonet@ufpa.br) –
FACULDADE DE LETRAS/CAMPUS DE ALTAMIRA
JOSÉ ANTONIO HERRERA (herrera@ufpa.br) –
FACULDADE DE GEOGRAFIA/CAMPUS DE ALTAMIRA
*Elizabete de Lemos VIDAL, Professora da Faculdade de Letras – Campus Guamá / Doutora em Estudos da Linguagem/UFRN, Mestre em Estudos Literários/UFMG.
*Maria Ivonete COUTINHO, Professora da Faculdade de Letras - Campus de Altamira / UFPA, Doutora em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia/UFPA, Mestre em Teoria da Literatura/UFPE.
*José Antônio HERRERA, Professor da Faculdade de Geografia - Campus de Altamira / UFPA, Doutor em Desenvolvimento Econômico / UNICAMP, Mestre em Agriculturas Amazônicas / UFPA.
BOLSISTAS DO CAMPUS DE ALTAMIRA
Discentes:
Ana Paula Carvalho Leal – Discente de Faculdade de Engenharia Florestal
Claudiane Farias de Araújo –Discente da Faculdade de Geografia
Daiane Souza Gomes – Discente Faculdade da Faculdade de Geografia
Darlene Costa da Silva – Discente da Faculdade de Geografia
Pedro Rafael Pojo da Silva – Discente da Faculdade de Geografia
Rodolfo Pragana Moreira – Discente da Faculdade de Geografia
Saynara Souza Nascimento – Discente da Faculdade de Geografia
Tássia Stêfany Lima Bezerra – Discente Faculdade de Engenharia Agronômica
PARCEIROS
FVPP- FUNDAÇÃO VIVER, PRODUZIR, PRESERVAR;
Movimento XINGU VIVO PARA SEMPRE;
Movimento de Mulheres da Transamazônica;
Associações comunitárias locais que já desenvolvem atividades na área atingida pela construção da UHBM
MAPA DA VOLTA GRANDE DO XINGU
– METAS ALCANÇADAS
- Participação no encontro Xingu + 23
- Publicação de artigos;
- Participação em eventos científicos;
- Ampliação e consolidação de um acervo alimentado com depoimentos, entrevistas, vídeos, fotografias, histórias, memórias e registros de práticas produtivas do cotidiano das famílias ribeirinhas da Volta Grande do Xingu, acompanhadas pelo projeto;
- Divulgação dos resultados da pesquisa em conferências, mesas redondas, comunicações, publicação de artigos científicos, orientação de TCC, entrevistas concedidas a Rádios, Canais de TV e demais meios de comunicação disponíveis.
- Organização, publicação e divulgação dos resultados da pesquisa com a finalidade de subsidiar programas e projetos cujos interesses estejam voltados para a temática em estudo;
- Fortalecimento de grupos de pesquisa sobre a temática em estudo, fomentando a produção de artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso;
- Produção do documentário Memórias de trabalho e vida frente à construção de Belo Monte, com duração de 08 minutos, em três idiomas divulgados nos endereços:
https://www.youtube.com/watch?v=5f1Hkv6Riss (versão português).
Site do GEDTAM – GRUPO DE PESQUISA DESENVOLVIMENTO E DINÂMICAS TERRITORIAIS NA AMAZÔNIA
- Produção e divulgação dos resultados da pesquisa, com a apresentação de um RELATÓRIO ÁUDIO VISUAL: “Memórias ribeirinhas do Xingu” disponível no youtube e no site www.averdadedasmentiras.com
- Produção e divulgação dos resultados da pesquisa, com a apresentação de um RELATÓRIO ÁUDIO VISUAL, no campus no campus do Guamá, no evento “Estudos de populações tradicionais no estado do Pará”, IV Seminário Regional de Geossociolinguística, realizado na Universidade Federal do Pará, cidade de Belém, no dia 04 de dezembro de 2013.